Aparelho ortodôntico, tire suas dúvidas!



Como o aparelho fixo funciona?

O aparelho fixo movimenta os dentes pela aplicação de força. A peça que é colada no dente é chamada de bracket, é ele que permite que o ortodontista aplique uma determinada força nos dentes através dos arcos e acessórios. O arco é aquele fio metálico que passa pelos brackets e é o principal responsável pela movimentação dentária. Os arcos podem ter calibres diferentes e ser de ligas metálicas diferentes também, dependendo da função. As ligaduras são aquelas borrachinhas coloridas que servem para fixar o arco aos brackets que por sua vez estão colados nos dentes. É assim que o arco movimenta os dentes. Usando acessórios (molas e elásticos) e dobras no arco, o ortodontista consegue fazer com que os dentes se movimentem, corrigindo os problemas estéticos e funcionais da boca.




Eu posso ter cáries ou manchas nos dentes por causa do aparelho?

Se houver cuidado com a higiene, não há problemas, basta seguir as orientações do seu ortodontista e usar corretamente a escova e o fio dental. A limpeza é mais difícil durante o tratamento, mas só depende de você ter os dentes sempre limpos e a gengiva livre de sangramentos desagradáveis.

O importante é limpar bem em volta dos brackets dando uma atenção especial à área mais próxima à gengiva.




Eu vou sentir dor durante o tratamento?

Durante um período que varia de dois dias a uma semana da colagem do aparelho fixo, os dentes podem ficar doloridos dificultando a mastigação de alguns alimentos. Este desconforto varia de pessoa para pessoa e pode ser contornado com o uso de analgésicos como numa dor de cabeça.




Adultos podem fazer tratamento ortodôntico?

Sim. Desde que os dentes e suas estruturas de suporte estejam sadios, a correção da posição dos dentes pode ser feita em qualquer idade. Não há idade limite para se iniciar o tratamento. Existem alternativas estéticas, com aparelhos discretos, que foram especialmente desenvolvidos para tratar adultos, que hoje já representam uma fatia considerável dos tratamentos ortodônticos. As principais diferenças no tratamento de adultos ocorrem pelo fato de não haver mais crescimento significativo, limitando, em alguns casos, o que pode ser feito, ou mudando a forma como o tratamento é abordado. Muito freqüentemente o tratamento de adultos envolve um trabalho conjunto com outras especialidades odontológicas, como prótese, implantodontia, cirurgia buço-maxilo facial e periodontia para resolução dos problemas



Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de tratamento varia de acordo com a severidade do problema, crescimento do paciente, resposta biológica a mecânica ortodôntica aplicada e também varia de acordo com o grau de colaboração do paciente. Ou seja, o quão fiel o paciente é às recomendações do seu ortodontista no que se refere ao uso de acessórios solicitados, freqüência às consultas, aos cuidados com a alimentação e a higienização. Apesar de cada caso ser diferente, em média o tratamento ortodôntico dura 3 anos.

Eu vou precisar extrair dentes? Extrair os Sisos é necessário?
Quando o estudo das radiografias, dos modelos de gesso e das fotografias mostra que o espaço necessário para a correção do caso não poderá ser obtido de outra maneira, o ortodontista poderá indicar as extrações. Tratar um caso que precisa de extrações sem fazê-las é tão grave quanto o contrário. Pode ser necessário extrair os sisos, mas isso não é regra, só após o estudo das radiografias é que o ortodontista vai poder tomar esta decisão.



Ao final do tratamento eu vou precisar de aparelho móvel?

Provavelmente sim, são raros os casos que não se necessita este aparelho móvel chamado de contenção. Ele serve como um gabarito do resultado final alcançado e quanto melhor o seu uso, maior a estabilidade dos resultados obtidos ao longo dos anos. Logo após a remoção ele será usado em tempo quase integral, mas logo (assim que seu ortodontista autorizar) poderá ser usado só para dormir.

0 comentários:

Postar um comentário